LASA é orgulhosamente “Made in Portugal”!

<<LASA é orgulhosamente “Made in Portugal”!

 

A marca LASA apresenta uma reconhecida linha de têxteis banho e lar, presente em vários mercados internacionais, sobre o lema “100% português”.

 

Com um crescimento contínuo, sempre defendendo e assumindo a sua origem 100% portuguesa «A marca LASA de têxteis-lar que rebaptizamos este ano como LASA HOME, está estrategicamente integrada no Grupo Industrial Lasa», explica Olivier Mercier, dirigente da Lasa Home em França. «A Lasa produz 700 toneladas de fio por mês, dos quais 200 toneladas são dedicadas à tecelagem e à confecção de felpos, 80 toneladas são roupa de cama e mesa, e ainda 80 toneladas em ketten».

 

O império Lasa começou no início dos anos 70, sob a alçada de Armando da Silva Antunes, atual presidente e fundador do Grupo. Localizada em Guimarães, no norte de Portugal, esta foi a primeira unidade produtiva que se dedicou inteiramente aos felpos. 

Em 1980, o Grupo decidiu apostar numa integração vertical a montante, inaugurando a primeira fiação, cujo trabalho tem vindo a consolidar ao longo dos anos. É ainda de destacar a capacidade que a fábrica possui para produzir a sua própria eletricidade e tratar as suas águas residuais. Em 2000, a Lasa adquiriu igualmente a firma Luzmonte, dedicada à produção de roupa de cama.

Até 2002, a Lasa focou-se unicamente na produção para marcas de distribuidores e marcas nacionais, propondo coleções completas e diversificadas de roupa de banho, toalhas de praias, roupões, chinelos e tapetes. Sendo depois progressivamente estendida à roupa de cama e de mesa. A partir desse ano, e devido à grande procura do mercado, criaram a sua própria coleção - apelidada de Lasa Internacional – que gradualmente se foi difundindo por lojas têxteis e de decoração, bem como lojas de retalho ou multimarcas.

 

Mais tarde, a Lasa Internacional evoluiu para Lasa Home, que dispõe atualmente de um stock permanente de cerca de 130.000 referências, o que lhe permite expedir encomendas dentro de 7 dias úteis. «Embora o grupo se assuma como um grande fabricante, prefere a discrição em relação ao peso da sua atividade, não obstante do facto de estar em constante e contínuo crescimento. Isto deve-se a uma razão muito simples, a Lasa soube construir ao longo dos anos, uma imagem de qualidade, tanto dos produtos como do serviço, que vai ao encontro das exigências das atuais pequenas cadeias de distribuição e independentes».

A Lasa também possui artigos para criança, com toalhas e roupões de banho em felpo, bem como para o ramo do turismo e hotelaria. O grupo trabalha com felpos de 400 a 650 grs/m2, permanentemente disponíveis, numa gama abrangente de cerca de 30 cores.

Em relação aos modelos e padrões, a Lasa apresenta uma vasta gama de produtos, em várias e distintas categorias. Estas vão desde o felpo até aos panos de cozinha, passando pelas toalhas, roupões e roupa de cama. Sempre em cores alegres e dinâmicas.

O grupo Lasa também se voltou rapidamente para a exportação. Em 1994, Oliver Mercier com ajuda da Dina-Nizerolle Leveillé, abriram um escritório em França, e tornam-se os representantes da Lasa para o mercado Francês, Belga e Luxemburguês. A Lasa também conta com um escritório na Alemanha, Espanha, Grã-Bretanha, Suíça e Holanda. No final de 2015, abriu um showroom no Japão. Há vários anos que o Grupo está presente nos Estados Unidos e no Canadá. «No ano passado o mercado português representou apenas 8% do total de vendas do grupo que atingiram os 74 milhões de euros.» Prova do seu dinamismo, o grupo que emprega 800 assalariados, assegurou em 2013 60 milhões de €.

Para além de uma produção 100% portuguesa e do grau de qualidade que rege este grupo, a Lasa também se distingue pela criatividade inerente dos seus produtos. Com uma equipa de design constituída por 6 pessoas «a Lasa está constantemente à procura de novas técnicas de fiação, tinturaria e tecelagem. Este espírito de constante inovação tem-lhe permitido o desenvolvimento de fios estampados em diversas cores, que apresentam uma combinação inédita, um verdadeiro dégradé de cores entrelaçadas.» A Lasa demonstra ainda a sua originalidade na forma como concebe os acabamentos das suas toalhas, propondo pregas, bicolores ou efeitos em stonewashed.

No fim de cada ano, 80% dos modelos são renovados. Os restantes 20% são produtos lisos, que ao longo dos anos se tornaram verdadeiros clássicos da Lasa.>>

Journal du Textile   |   Nº2311  |  18 outubro 2016


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