Lasa homenageou 185 trabalhadores com 25 anos de serviço

"A distinção aconteceu no último sábado, dia 16, no decorrer da Gala que teve lugar no Eskada Vizela.

Ao longo de 46 anos de existência da LASA, assisti a inúmeras crises. Aprendi com a leitura delas, que o cliente passa a ser mais racional e muito mais exigente na qualidade e escolha dos produtos. Nós fabricantes, temos de nos adaptar à realidade e exigências dos clientes, de forma muito rápida, procurando oferecer aquilo que eles realmente procuram”, começou por dizer aos presentes o administrador do Grupo LASA. E continuou: “Porém, os anos foram passando, e como a necessidade aguça o engenho, pouco a pouco, fomo-nos adaptando à nova realidade e melhorando os processos produtivos e a competitividade”.

46 anos passados, Armando Antunes reconhece que a “LASA tem de continuar a acompanhar com muita atenção, o dinamismo e a evolução do mercado, seguindo o caminho já traçado, mas sem desvios e recuos, sob pena de tudo se desmoronar”: “Há já muito que digo que se pode fazer a analogia da fábrica a um aeroplano. Para se conservar no ar tem de avançar continuamente. Se não se mover, cai. Não pode ter recuo”.

“As empresas são os seus trabalhadores”

Atualmente, a LASA conta com mais de 800 trabalhadores diretos, cerca de 70 milhões de euros em faturação consolidada e exporta 85% do que produz em Portugal. O fundador do Grupo não teve dúvidas ao afirmar: “As empresas são os seus trabalhadores. É por mérito vosso, que estais aqui hoje, para seres agraciados e reconhecidos. Uma fábrica funciona como uma orquestra, onde todos os instrumentos são importantes e necessários para conseguir uma bela melodia”. Depois, Armando Antunes fez questão de falar em João Ilídio Costa, que acaba de deixar a administração do Grupo, no qual trabalhou mais de 40 anos: “Foi sempre um homem de confiança, com quem partilhei a gestão destas empresas e debati tantas questões importantes relativas ao futuro das mesmas. Desde que o chamei para desempenhar cargos de alta responsabilidade na administração, foi sempre um homem sério e leal ao longo de todos estes anos”.

No final, em declarações à Rádio Vizela, João Ilídio Costa retribuiu os elogios a Armando Antunes, afirmando que este é um dos maiores empresários do país na área têxtil, liderando o segundo maior grupo de têxteis-lar em Portugal. “As empresas são as pessoas. Houve momentos em que andaram comigo nos braços e outros em que tive de ser eu a carregá-los. Foi essa ajuda mútua, que possibilitou que fizéssemos esta caminhada”, havia já afirmado João Ilídio Costa, no seu discurso.

“O seu sucesso será o sucesso de Vizela”

A representar a Câmara Municipal de Guimarães esteve o vereador Ricardo Costa, tendo estado a representar o Município de Vizela, a vice-presidente Dora Gaspar. No final, à Rádio Vizela, afirmou: “A Câmara de Vizela só pode estar agradecida por existir um grupo económico com esta força e que emprega tanta gente em Vizela. O nosso desejo é que cresça e crie mais postos de trabalho, porque o seu sucesso será o sucesso de Vizela”.

Mas as atenções também estiveram centradas na presença do Ministro da Economia:

“São os trabalhadores que fazem uma empresa, que promovem o crescimento de emprego, mas também a resiliência dos gestores tem potenciado a recuperação económica e a competitividade do país, tendo contribuído para que o pais pudesse esta semana sair da notação de lixo e passasse a ser visto como um país seguro para investir”, salientou Manuel Caldeira Cabral.

A firma LASA foi criada em 1971 com uma pequena confeção de lenços de bolso. Daí o nome, que é a conjugação da letra L do produto - Lenços, com as primeiras letras do meu nome: Armando da Silva Antunes. No final, o fundador do Grupo recebeu das mãos da trabalhadora Ana Pedrosa uma lembrança dos colaboradores da LASAcom o primeiro símbolo do Grupo e no qual estes fizeram questão de passar a seguinte mensagem: “Audácia aos sucessores e gratidão aos fundadores”."


Radio Vizela, 19 Setembro de 2017.

http://www.radiovizela.pt/noticia-lasa-homenageou-185-trabalhadores-com-25-anos-de-servico



share

youtube Share on Google+ Share on Twitter
Voltar